top of page

Paulo Bocão oferta minicurso na Argentina a partir da experiência do Coletivo Pode Crer



Paulo Bocão, gestor do coletivo Pode Crer, oferta na Argentina mini curso que objetiva difundir conceitos e práticas relacionados ao desenvolvimento sustentável de territórios. A ação acontece em Salta - AR, entre os dias 15 a 20 de julho de 2019, no V Encontro Internacional de Estudantes de Letras. O Encontro é promovido por estudantes de Letras de diversos países da América Latina, em especial da Universidade Nacional de Salta (UNSA), onde acontecerá a programação do encontro. Além de ofertar o mini curso, o gestor do Coletivo representa o Brasil ao participar também da mesa de abertura do evento.


Sobre o encontro: O Encontro Internacional de Estudantes de Letras, Linguagem e Comunicação é um espaço para a construção, discussão e circulação de conhecimento, os vínculos interpessoais e institucionais que surgem como uma iniciativa de estudantes de universidades da Argentina, Chile, Brasil e Bolívia. Este evento, que atualmente está em sua quinta edição, tem sido uma plataforma que sustentou a legitimação acadêmica da produção intelectual de estudantes nos cursos de Linguagem, Literatura e Comunicação e proporcionou um espaço onde alunos, professores e pesquisadores de universidades de diferentes países, puderam conhecer-se, fortalecer os laços de camaradagem e solidariedade e construir pontes para uma integração regional mais coerente e dinâmica.

Sobre o minicurso: O minicurso surge a partir da experiência de escrita de projetos para o Coletivo Pode Crer, bem como das vivência do proponente como professor de língua portuguesa. Versões diferentes da proposta já foram ofertadas no Cuca da Barra no ano 2013 e para o Centro Acadêmico da Letras Patativa do Assaré (UFC) no ano 2018.

Território de Identidade é o primeiro conceito básico do minicurso. Ele fundamenta muitos projetos e políticas públicas que objetivam o desenvolvimento sustentável a partir de uma visão multidimensional dos problemas de uma comunidade. A partir desses conceitos, postula-se que para as condições de vida de um lugar melhorarem é preciso que vários setores desse lugar dialoguem e diferentes agentes, com habilidades distintas, cooperem entre si. O conceito está vinculado também a ideia de protagonismo social, pois coloca a comunidade do agente, local onde ele estabeleceu relações vitais, como como unidade básica de desenvolvimento e ele como capaz de transformá-la a partir de suas competências específicas que no processo de transformação social serão associadas as competências específicas de outros parceiros.

O minicurso tem como objetivos, a partir do ponto de vista do educando: 1. Compreensão dos conceitos de território de identidade e sustentabilidade sob o enfoque da economia criativa brasileira ; 2. Compreensão e aplicação do conceito de situação limite para a identificação de problemas do território; 3. Compreensão, aplicação e síntese de técnicas de modelagem de projetos. Propõe ainda, como intervenção, a criação de resumos de projetos que legitimem iniciativas a serem desenvolvidas pós-evento nos territórios específicos dos participantes.

Mais informações sobre o Encontro Internacional de Estudantes de Letras:

 
 
 

Comentarios


© 2023 Consultoria James.Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page